Physical Address

304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124

Agricultura 4.0

Uso combinado de tecnologias reduz custos 

Por Redação

Para atravessar os desafios do mercado de alimentos e de toda a produção agrícola, como mudanças climáticas e pressões econômicas, inovações em tecnologia abrem novas possibilidades e promovem revolução em todo o processo do setor.

Um estudo de 2019 da Universidade de Brasília (UNB) sobre a difusão do uso de tecnologias na agricultura, realizado pela pesquisadora Maíra de Souza, concluiu que a adoção de soluções digitais é um caminho sem volta para o setor rural, grande veículo para o futuro de produções em todo o mundo e o melhor aliado na redução de custos. A partir dos dados apresentados, a pesquisa revelou que a grande maioria dos produtores utiliza hardwares, softwares ou aplicativos de previsão climática para manejo agrícola, enquanto 70,37% para a gestão de propriedades. Ficou evidente a forte relação entre o uso de softwares de gestão e o interesse do produtor em expandir os negócios, que obtêm uma renda bruta anual entre R$ 10 milhões e R$ 1 bilhão. 

De acordo com o Diretor de vendas LATAM da PTx Trimble, José Bueno, as tecnologias com uso combinado representam a mais rentável, prática e assertiva saída para os imprevistos climáticos, financeiros e de mercado, promovendo o aumento nos índices de produtividade e eficiência no uso de insumos. “A Agricultura 4.0 nada mais é que o uso inteligente de todos os dados coletados para sugerir decisões assertivas no dia a dia do produtor. É possível utilizar diversas ferramentas de precisão que reduzem desperdício de tempo e investimentos em insumos, além de diminuir os impactos ambientais. Ao adotar tecnologias de forma adequada maior o resultado e menor custo para o produtor”. 

A PTx Trimble contribui para a adoção da Agricultura 4.0 com entregas de precisão, análises de dados e gestão da produção agrícola em suas soluções. Os especialistas da empresa que acompanham os desafios diretamente no campo, afirmam que a combinação ideal de tecnologias indicada conta com ferramentas para correção de sinais, pilotos automáticos e telas.

Os Pilotos automáticos da marca como EZ-Pilot Pro e APMD permitem que as máquinas operem durante o dia ou noite sem interferências, trazendo maior agilidade na operação e alta precisão entre as passadas. As direções automatizadas permitem que haja maior rendimento operacional das máquinas durante as operações, otimização da área, economia no consumo de combustível, redução no tempo de trabalho durante as operações, e ainda permite que os operadores consigam ter mais atenção na atividade que está sendo realizada, como é o exemplo do plantio, podendo verificar se a quantidade de sementes aplicadas é a ideal.

Já pensando em telas, modelos como GFX-350, além das versões 1060 e 1260 são soluções que também se somam a outras tecnologias e que são recomendadas de modo a atender as necessidades de manejo e aos objetivos do produtor. No caso da tela GFX-350 é indicada para produtores que querem iniciar no mundo da agricultura de precisão com um aparelho robusto e tecnológico. Já os GFX-1060 e 1260, são os parceiros ideias para os agricultores que buscam controlar mais insumos ao mesmo tempo,e ter uma visão mais completa da produção. 

Os sistemas de Telas e Pilotos da PTx Trimble, ainda contam com mais um grande aliado, o receptor NAV-900 com o sinal de correção mais preciso do mercado, o Centerpoint RTX. A NAV-900 combinada com o CenterPoint RTX garantem ao produtor uma precisão centimétrica em suas operações, otimizando a área e garantindo assim mais linhas plantadas ao final do talhão. Para o caso da pulverização, os sistemas evitam que haja grandes perdas por amassamento, assim como no processo de adubação evitando que se formem as faixas sobrepostas de aplicação.

“Agilidade, autonomia e precisão são palavras-chave para produtores que buscam investir na metodologia da Agricultura 4.0, que pode apoiar a tomada de decisões desde a agricultura familiar até mega produções que querem colher seus bons resultados”, conclui Bueno.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *