9 de November de 2024
Mercado

Produtores rurais buscam soluções digitais para alavancar resultados no campo

  • abril 2, 2024
  • 0

Mostrando resiliência, agricultores como Makoto Kamitani, produtor de soja e milho em Itaquiraí, Mato Grosso do Sul, estão apostando em novas práticas para gerenciar suas lavouras Por Redação

Share:
Produtores rurais buscam soluções digitais para alavancar resultados no campo

Mostrando resiliência, agricultores como Makoto Kamitani, produtor de soja e milho em Itaquiraí, Mato Grosso do Sul, estão apostando em novas práticas para gerenciar suas lavouras

Por Redação

O segundo semestre de 2023 foi marcado por instabilidades climáticas constantes no território brasileiro, com fortes chuvas na região sul e ondas de calor acima de 40 graus em diversos estados, sob influência do El Niño. A falta de regularidade nas chuvas em todo o país, somada à queda na comercialização de maquinário agrícola, tem afetado diretamente a produção agrícola e impactado o setor.

Para se ter uma ideia, de acordo com o IBGE, a previsão para a safra de 2024 é de 306,2 milhões de toneladas, o que representa uma queda de 3,2% em relação ao ano passado. A CONAB – Companhia Nacional de Abastecimento -, também aponta para uma redução de 2,4% na produção em comparação com a safra anterior.

Embora o cenário não seja tão promissor, os produtores rurais brasileiros têm se mostrado resilientes diante dos desafios atuais. Buscando alternativas para driblar os obstáculos, eles têm adotado novas práticas na hora de gerenciar suas lavouras.

Makoto Kamitani, produtor rural na região de Itaquiraí, Mato Grosso do Sul, é um exemplo de como a tecnologia e as parcerias estratégicas podem levar ao sucesso na agricultura. Na Fazenda Dom Francisco, onde cultiva soja e milho, Makoto conta com o apoio da Orbia e da Bayer para otimizar sua produção e alcançar resultados positivos. “Ao longo dos anos, enfrentamos diversos desafios, como algumas safras frustrantes e condições climáticas adversas. No entanto, a resiliência, a busca constante por aprimoramento e o apoio de parceiros estratégicos foram fundamentais para superar os obstáculos e alcançar safras positivas”, conta Kamitani.

Investindo em insumos da Bayer, o produtor Kamitani acumula pontos no programa de fidelidade da Orbia, que podem ser trocados por outros produtos e serviços agrícolas. “Já resgatamos medidores de vento e de umidade, instrumentos essenciais para o monitoramento das condições climáticas, e até mesmo cursos e treinamentos”, conta.

A história de Makoto faz parte de uma série de retratos da força do agricultor brasileiro, que serão apresentados nas redes sociais oficiais da Orbia durante a campanha “Firme & Forte: toda safra tem sua história”, promovida até o dia 17 de março. A campanha tem como objetivo destacar a importância das parcerias e mostrar como a tecnologia pode auxiliar os produtores a superar as adversidades e alcançar o sucesso na safra 2024. 

Até o final da ação, os produtores terão acesso a inúmeras ofertas, como frete grátis, descontos em produtos e serviços, entre outras ativações. “O cenário atual é desafiador, mas o produtor rural brasileiro é firme e forte, e nossa campanha é uma homenagem à resiliência desses homens e mulheres que trabalham incansavelmente para alimentar o país. Muito mais que uma empresa parceira do produtor, a Orbia quer contar essas histórias e mostrar que está ao lado deles, com soluções inovadoras e personalizadas”, enfatiza Ivan Moreno, CEO da Orbia.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *