18 de October de 2024
Mercado

Seguro Rural em queda: desafios climáticos e subvenção abaixo do esperado pressionam setor

  • setembro 26, 2024
  • 0

Segmento é revisado para baixo enquanto outros setores do mercado segurador registram crescimento em 2024 Por Redação A Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg) revisou suas projeções para o

Seguro Rural em queda: desafios climáticos e subvenção abaixo do esperado pressionam setor

Segmento é revisado para baixo enquanto outros setores do mercado segurador registram crescimento em 2024

Por Redação

Dyogo Oliveira, presidente da CNseg

A Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg) revisou suas projeções para o setor em 2024, com expectativa de crescimento de 11%. No entanto, o seguro rural sofreu uma forte revisão, passando de 7,9% para 1,0%, devido à baixa subvenção governamental e ao impacto de eventos climáticos extremos, como queimadas e secas. Esses fatores elevaram os custos de produção agrícola.

“O clima seco combinado às altas temperaturas e aos fortes ventos propiciam a ocorrência de queimadas. O fogo, além de prejudicar as plantações, impacta na fertilidade do solo, que acaba necessitando tratamento especial, acarretando, assim, no aumento dos custos de produção. O valor da subvenção em 2024 continua aquém do que é demandado pelos produtores”, explica o presidente da CNseg, Dyogo Oliveira. Estas também foram as causas da redução em 22,1 p.p. do estimado na Conjuntura nº 97.

Enquanto isso, setores como Previdência Aberta e Saúde Suplementar se destacaram positivamente, com expectativas de crescimento de 15,9% e 10%, respectivamente, impulsionados pelo mercado de trabalho e consumo aquecidos.

No setor de saúde, os planos médico-hospitalares mantiveram um crescimento estável, alcançando 84,9 milhões de beneficiários até julho de 2024. O aumento de 4% no número de beneficiários reflete o fortalecimento da economia e a recuperação do emprego. A arrecadação da Saúde Suplementar deve encerrar o ano com alta de 10%, superando as expectativas anteriores.

Além disso, a Previdência Aberta segue em expansão, impulsionada pela demanda por planos da Família VGBL, com projeção de crescimento de 15,9%, um avanço em relação ao estipulado em junho de 2024. Outros segmentos de destaque incluem Fiança Locatícia, com estimativa de 22,1%, e o seguro Garantia, que deve crescer 29,1%.

Já o Seguro Habitacional se beneficiou do aumento no financiamento imobiliário, com alta de 23,1% nas concessões no primeiro semestre de 2024, o que levou à projeção de crescimento de 12,9% no seguro. Em contrapartida, o seguro automotivo, impactado pela queda nos preços dos veículos e pela estabilidade da frota segurada, teve sua projeção ajustada de 7,2% para 2,7%.

No primeiro semestre de 2024, as indenizações e benefícios somaram R$ 247 bilhões, enquanto a arrecadação total de prêmios de seguros alcançou R$ 361,5 bilhões, alta de 14%. O presidente da CNseg destacou a importância do setor no planejamento financeiro das famílias e na estabilidade do mercado de crédito no Brasil.

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *