18 de October de 2024
Notícias

Incêndios criminosos precisam ser tratados com rigor, diz ministro

  • agosto 27, 2024
  • 0

Linhas de crédito serão criadas para a recuperação das áreas atingidas, afirma Carlos Fávaro Por Globo Rural – Gabriella Weiss O ministro Carlos Fávaro dirigiu uma “mensagem de

Incêndios criminosos precisam ser tratados com rigor, diz ministro

Linhas de crédito serão criadas para a recuperação das áreas atingidas, afirma Carlos Fávaro

Por Globo Rural – Gabriella Weiss

O ministro Carlos Fávaro dirigiu uma “mensagem de solidariedade ao povo paulista” em decorrência dos incêndios que atingiram o Estado, e afirmou que são “incêndios criminosos e, como crime, tem que ser tratado com rigor”, afirmou nesta terça-feira (27/8) durante o 11º Congresso Brasileiro de Fertilizantes, promovido pela Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda).

Fávaro disse que o ministério da Agricultura e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva “estão abertos a construir uma proposta com taxas de juros e carência para que esse recomeço seja feito por todos que foram afetados”, e que linhas de crédito serão criadas especificamente para a recuperação das áreas atingidas.

Os detalhes não foram divulgados, mas o ministro afirmou que se imagina algo na linha dos créditos divulgados para a recuperação do Rio Grande do Sul após as chuvas, apesar de ser uma tragédia “muito menor”. Segundo Fávaro, ainda é necessário dimensionar a necessidade dos produtores.

Na quarta-feira (27/8) pela manhã, Guilherme Campos, secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, e Guilherme Piai, secretário estadual de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, vão se reunir para discutir medidas de apoio aos produtores afetados pelos incêndios.

O ministro pontuou que ainda deve dimensionar as necessidades, mas lembrou que os incêndios afetam a produção de cana-de-açúcar para 2025, com a necessidade de novas lavouras.

Fávaro afirmou ainda que, com a assinatura de um termo circunstanciado, o produtor rural poderá ter segurança jurídica para afirmar que não foi o autor dos incêndios, mas a vítima, para que possa tomar medidas e não ser multado pelos órgãos competentes.

“Estamos em um momento de alerta. Os produtores devem estar vigilantes, porque com criminosos temos sempre que estar com a guarda alta”, finalizou.

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *