Porto de Santos confirma participação no GAFFFF 2025 e assume naming rights do Pavilhão Agtech
- 5/ junho / 2025
- 0
Organizado pela DATAGRO e apresentado pela XP e Corteva Agriscience, evento ocorre nos dias 5 e 6 de junho no Allianz Parque, em São Paulo
Por Redação
O Global Agribusiness Festival (GAFFFF), maior evento de cultura agro do mundo, confirmou a participação do Porto de Santos na edição de 2025, marcada para os dias 5 e 6 de junho, no Allianz Parque, em São Paulo. O maior complexo portuário da América Latina será o responsável pelo naming rights do Pavilhão das Agtechs. O festival é organizado pela DATAGRO, consultoria agrícola presente em mais de 50 países, e apresentado por XP e Corteva Agriscience.
Com o apoio do Governo Federal e do Ministério dos Portos e Aeroportos, o Porto de Santos será o apresentador oficial do espaço dedicado à inovação no agronegócio, reunindo startups e empresas de tecnologia. A marca também estará presente no Painel 6B: “Novas Rotas e Infraestrutura”, que contará com a participação do presidente Anderson Pomini.
“O Brasil alimenta o mundo, e essa missão depende de uma logística eficiente. O Porto de Santos cumpre um papel estratégico nesse processo. Tê-lo no GAFFFF mostra como unir infraestrutura e inovação é essencial para impulsionar o agro”, destaca Luiz Felipe Nastari, diretor de comunicação, educação e eventos da DATAGRO.
A relação do Porto de Santos com o agronegócio é direta. O complexo responde por 52% das exportações do agro brasileiro, sendo a principal via de escoamento de produtos como algodão (96%), suco de laranja (90%), café (76%), açúcar (72%), carne (67%), milho (38%) e soja (31%). Em 2024, o Porto fechou o ano com movimentação próxima de 180 milhões de toneladas, e nos primeiros meses de 2025 já bateu novos recordes. Hoje, conecta o Brasil a 600 destinos em quase 200 países, sendo uma das engrenagens centrais da segurança alimentar global.
Além das exportações agrícolas, o Porto tem papel decisivo nas importações de fertilizantes, insumo essencial para a produção rural. Países do Leste Europeu, por exemplo, figuram entre os principais fornecedores dessa carga, que chega ao Brasil por Santos antes de ser distribuída aos polos agrícolas.
Responsável por cerca de 30% da corrente comercial brasileira — o equivalente a US$ 580 bilhões —, o Porto de Santos tem como principais parceiros comerciais China (28,4%), Estados Unidos, Alemanha, Japão e Índia. O estado de São Paulo responde por mais da metade das operações (51,2%) realizadas via porto.
“Estar no GAFFFF é uma oportunidade de reforçar o papel do Porto de Santos como parceiro estratégico do agronegócio. Eventos como este nos permitem dialogar com quem está na ponta da produção, entender novas demandas e mostrar como estamos investindo para ampliar a eficiência logística do país”, afirma o presidente do Porto de Santos, Anderson Pomini.
O Pavilhão de Agtechs, apresentado pelo Porto de Santos, integra a Fair, feira de negócios que compõe os quatro pilares do GAFFFF, ao lado da diversão (Fun), da gastronomia (Food) e do fórum de debates estratégicos (Forum). Juntos, eles formam um ecossistema de experiências sensoriais, entretenimento, oportunidades comerciais e discussões com grandes lideranças do agronegócio nacional e internacional.