24 de June de 2025
Radar

Dia Mundial do Meio Ambiente é marcado com debates sobre a importância do seguro rural para o agronegócio sustentável, no GAFFFF 2025

  • 6/ junho / 2025
  • 0

Evento reúne políticos, especialistas, executivos e produtores

Por Tany Souza

O Global Agribusiness Festival 2025 (GAFFFF), maior evento de cultura agro do mundo, está em andamento no Allianz Parque, em São Paulo, com uma programação repleta de debates, gastronomia e música. O evento contou com políticos brasileiros e de outros países, que destacaram a importância do agronegócio sustentável e da conexão entre campo e cidade, especialmente no Dia Mundial do Meio Ambiente.

A senadora e ex-ministra da Agricultura Tereza Cristina destacou o seguro rural, como algo necessário para financiar o agro no país, mas com um tom de crítica. “Se o o seguro é algo estruturado, não deveríamos estar pensando em como será o Plano Safra, por isso eu tenho certeza que o seguro rural nos ajudará crédito. Porém, o governo precisa ter boa vontade, para termos um seguro rural robusto, que diminua juros dos financiamentos”, comenta entre aplausos da plateia.

O presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), o deputado Pedro Lupion, disse que precisamos ter alternativas para os produtores. “Sei da importância do Fiagro e de outros financiamentos que ajudam os produtores, mas temos que ter uma modalidade de seguro rural que realmente seja o suporte para os produtores e com isso para o crescimento agrícola do país”.

Romeu Zema, Governador de Minas Gerais, disse que o estado mineiro é o que mais contribui com o Brasil em exportação. “Em 2024, foram mais de 100 bilhões de reais de exportação agrícola do país, sendo que Minas cresce acima da média. “A valorização dos nossos produtos acontece, produzindo Commodities, mas também produtos diferenciados como queijo, cachaças e café. A nossa produção de vinho tem crescido 30% ao ano, nos últimos 10 anos, e o mesmo tem acontecido com o azeite”.

Plínio Nastari, presidente da Datagro, organizadora do GAFFFF em parceria com a Corteva Agriscience e XP, ressaltou a importância de realizar o evento no Dia Mundial do Meio Ambiente. “Estamos aqui para celebrar a sustentabilidade do agro brasileiro, que transformou o país em um grande exportador”, afirmou Nastari, que também destacou o papel fundamental do setor na economia brasileira.

O presidente da Sociedade Rural Brasileira, Sergio Bortolozzo, lembrou que o Brasil é a solução para todos os problemas atuais. “A América do Sul, atualmente, tem uma Europa e meia de floresta em pé, o que mostra como também o agro é uma solução para os problemas de aquecimento global e de todas as preocupações de abastecimento e transição energética”, disse.

Para o Deputado Federal, Alceu Moreira, é preciso discutir e fazer diagnóstico do setor. “E para fazer esse diagnóstico, é preciso entender em como falaremos de seguro e de crédito, como discutiremos a natureza da propriedade, quando teremos mais do que segurança jurídica, mas institucional”, além disso ele ressalta que “a falta de previsibilidade, de um planejamento, não permite que o crescimento aconteça do jeito que deve acontecer. Só há um tema que se deve colocar à mesa: segurança alimentar. Quem quiser ter segurança alimentar em seu país, dê espaço para o Brasil”.

Cavalgada marca abertura do GAFFFF

A cavalgada, que começou do Parque Parque da Água Branca em direção ao Allianz Parque, foi liderada com maestria pela presidente da ABQM, Mônica Ribeiro de Castro Cunha, e pelo secretário da Agricultura do Estado de São Paulo, Guilherme Piai. Olhando para o futuro, o secretário Guilherme Piai já está planejando a próxima edição, com o objetivo de ampliar a cavalgada para 300 cavalos! “É um sentimento único ver centenas de homens e mulheres do campo nas ruas da selva de pedra, mostrando que tudo o que tem na cidade, vem do campo”, resumiu Piai.