18 de October de 2024
Gestão de riscos

Gestão de Riscos: qual a previsão do tempo para hoje?

  • outubro 15, 2024
  • 0

Eventos da natureza: para quem é do campo, saber como está a previsão de chuvas, temperatura é essencial para programação das atividades. Só isso basta? Na época dos

Gestão de Riscos: qual a previsão do tempo para hoje?

Eventos da natureza: para quem é do campo, saber como está a previsão de chuvas, temperatura é essencial para programação das atividades. Só isso basta?

Na época dos nossos avós, quando nem se falava em gestão de riscos o agronegócio tinha sua estratégia de contratação de mão de obra, preparo da terra, plantio e colheita, observando a previsão do tempo e as estações do ano. Além, do “uso e costumes” herdados de geração para geração.

Atualmente, frente a tantas adversidades que atinge o Brasil, muitos setores sofrem com perdas materiais e financeiras. Encontramos cenários que traz perplexidade, reflexão para entender as ocorrências e como encontrar uma solução para mitigar as perdas sofridas. Foram vendavais, enchentes, agora uma seca profunda que agrava os prejuízos com os incêndios.

No mundo as catástrofes geradas por furações, tornados, tempestades mostram que de forma geral, todos estão sendo afetados. Mas existem planos de ação para mitigar a exposição para perdas de várias formas: treinamento de pessoal para combate a incêndio, equipamentos de combate, irrigação para seca, monitoramento por satélite, desenvolvimento de clones resistentes a geada, dentre tantos outros.

Uma ferramenta que também pode amparar o produtor e evitar maiores prejuízos é o Seguro Rural. Além do seguro que é contratado junto ao Banco, em função de um financiamento para aquisição de insumos, investimentos em equipamentos, existem profissionais habilitados: Corretores, Seguradoras, Resseguradores, Especialistas em Riscos do Agronegócio que podem trazer maior conforto para quem contrata uma cobertura de seguro. Não só de cobertura, mas uma adequação de limites, franquias para garantir que a apólice tenha uma taxa de prêmio coerente com a exposição que possa existir. Sem onerar ou deixar de atender uma exposição real de perda.

No Livro A Lógica do Cisne Negro, de Nassim Nicholas Taleb, traz no prólogo “aprendendo a aprender” um impedimento relacionado aos humanos vem do foco excessivo no que sabemos: tendemos a aprender o específico, não o geral. Cisne Negro segundo ao autor, é um acontecimento improvável e que depois, procuramos entender, para aprender o que poderia ser previsto. Por exemplo, o ataque nas torres gêmeas nos EUA em 2011.

O Agronegócio precisa estar atento aos movimentos da Natureza, o que pode acarretar de consequências no campo e procurar apoio junto ao mercado Segurador e de Riscos. Esse apoio pode ser considerado um plano de ação para que no futuro, se ocorrer um evento, possa ter a continuidade do seu negócio garantido.

Fabiana Magalhães

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *