CNA divulga análise com dados do agro em agosto
- 12/ setembro / 2025
Boletim traz panorama do agronegócio, nas cadeias produtivas, comércio internacional e cenário econômico
Por CNA
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) divulgou a edição de agosto do boletim Análise CNA, que traz dados sobre as cadeias produtivas, comércio internacional, além de avaliar o cenário econômico do país.
A publicação, elaborada pelo Núcleo de Inteligência de Mercado da CNA, apresenta um panorama de grãos (soja e milho), cana (etanol e açúcar), pecuária (avicultura, bovinocultura e suinocultura), clima (fenômenos), das exportações do agro brasileiro e da economia (crédito rural, seguro, VBP e inflação).
A análise da CNA apontou que a redução da área de soja nos Estados Unidos pode influenciar as decisões do plantio da safra brasileira 2025/2026. No Brasil, a colheita do milho segunda safra está mais lenta e a comercialização retraída e a moratória da soja foi suspensa pelo CADE por mandado de segurança.
As adversidades climáticas, principalmente na região Centro-Sul, têm reduzido a produtividade e a qualidade da safra de cana. Segundo o boletim, os preços do açúcar recuaram 23% ao longo do ano e estima-se aumento de 5,9% na produção de etanol anidro. E a mecanização do plantio de cana tem avançado frente à escassez de mão de obra.
Na pecuária, a publicação indica que a valorização da carne bovina elevou a competitividade da carne de frango e a sazonalidade do milho tem pressionado as margens da suinocultura independente.
Em relação ao clima, as chuvas devem chegar mais cedo no Brasil e favorecer o plantio da nova safra de grãos. A probabilidade de ocorrência do La Niña ultrapassa 50%.
Já no cenário comercial, o destaque é a queda das exportações para os EUA e a presença da CNA em audiência no país norte-americano para defender o agro brasileiro contra as acusações de práticas desleais de comércio.
No cenário econômico, os dados revelam que a liberação de recursos do Plano Safra 2025/26 está mais lenta do que em safras anteriores. Entretanto, o agro continua apresentando resultados positivos.
Confira a análise completa no link: https://www.cnabrasil.org.br/publicacoes/analise-cna-agosto-2025