11 de November de 2025
Tecnologia

Seguro rural é impulsionado por tecnologia de monitoramento estratégico

  • 6/ agosto / 2025

Agtech utiliza dados geoespacias, IA e sensoriamento remoto

Por Tany Souza

Grain Station, da agtech brasileira Vega Monitoramento, que será apresentado durante o Congresso Andav, que acontece de 05 a 07 de agosto em São Paulo, possui tecnologia inovadora capaz pode transformar a rastreabilidade e a performance de cadeias produtivas com base em dados geoespaciais, IA, sensoriamento remoto.

“O Grain Station é mais do que uma plataforma, é uma central de inteligência para o agronegócio. Com ela, queremos dar mais previsibilidade, segurança e sustentabilidade à cadeia de grãos, do campo à comercialização”, diz, Alexandre Rodrigues, CEO da Vega Monitoramento.

A tecnologia da Grain Station representa um avanço importante para o setor de seguros rurais, especialmente no seguro agrícola. Com monitoramento contínuo das lavouras, a plataforma fornece informações em tempo real que permitem às seguradoras avaliar riscos com mais precisão, reduzir fraudes e oferecer apólices com precificação personalizada.

A rastreabilidade e a conformidade socioambiental, cada vez mais exigidas em programas de subvenção federal, também podem ser comprovadas pela ferramenta, facilitando a aceitação das apólices e ampliando o acesso dos produtores ao seguro.

Além disso, em casos de eventos climáticos extremos, como seca ou excesso de chuvas, a plataforma pode gerar provas técnicas com base em imagens e sensores remotos, acelerando a regulação e liquidação de sinistros. Isso reduz a judicialização e melhora a eficiência operacional. “Com maior previsibilidade e acesso a dados confiáveis, as seguradoras também podem expandir sua atuação para regiões de maior risco e desenvolver seguros paramétricos, baseados em índices como NDVI ou pluviometria, modelo ainda pouco explorado no Brasil, mas com alto potencial de crescimento”, finaliza Alexandre Rodrigues.