Physical Address
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124
No Dia Internacional da Mulher, o Portal conta sobre uma mulher que abriu os caminhos para um segmento
Por Tany Souza*
Eu conheci uma pessoa há alguns anos fazendo uma pauta sobre seguro rural. Ela foi muito atenciosa e ficamos muito tempo conversando. Foi assim que eu descobri a sua história.
Nascida em março de 1975, Karen Regina Rodante Matieli dos Santos, conhecida como Karen Matieli, é mãe, mulher empreendedora, dona da Denner Agro Corretora de Seguros, especialista em seguro pecuário, que fica em Araras, interior de São Paulo. Essa empresa nasceu de um laço familiar, quando seu filho pediu para fazer hipismo, com apenas oito nos. Um dia o proprietário da Hípica pediu para fazer seguro dos cavalos e isso a instigou a pesquisar sobre o assunto e encontrou a antiga Seguradora Brasileira Rural. E assim ela começa a sua história!
Mas não é esse o ponto crucial que cruza a sua vida profissional com a história do mercado de seguros pecuário!
A sua curiosidade e busca por trazer mais segurança aos produtores pecuários, fez com que ela fosse além.
Um dia ela observou o mercado e pensou: como o seguro pecuário não tem acesso ao Programa de subvenção. E entendeu que este era o problema, por não existir um incentivo governamental. Karen percebeu que isso era primordial para que o segmento crescesse!
E foi nesse ponto que eu, particularmente, fiquei estarrecida e surpresa de como ela conseguiu trazer os olhos do mercado para esse segmento, que até então, era inexistente.
No afã da busca e na sua perplexidade por não encontrar o que buscava, ela foi ousada: descreveu toda a necessidade do mercado, tudo o que precisava e qual seria a solução ideal para que toda uma gama de produtores e atuantes do segmento fossem beneficiados. Feito isso, ela simplesmente, encaminhou todo esse relatório para o DEGER-MAPA (Departamento de Gestão de Riscos do Ministério de Agricultura e Pecuária), relatando minuciosamente que poucos produtores acessavam ao Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural, mostrando o quão frágil era o desenvolvimento dessa proteção sem acesso a esse grande incentivo por parte do governo.
Em meio à conversa ela ainda me afirmou: “mandei despretensiosamente, sem acreditar que ele leria meu e-mail, mas com a ideia de que eu fiz tudo o que estava em minhas mãos para defender o setor pecuário. Tive a sensação de dever cumprido”.
Qual foi a sua surpresa quando depois de oito dias, recebeu uma resposta do Dr. Vitor Ozaki, então Diretor do DEGER dizendo: “Analisamos seu pleito e entendo como justo e tempestivo! ”
Imagina como ela ficou depois de ler? No mínimo surpresa, estarrecida e emocionada. Enfim, ela teria dado o primeiro passo para que o seguro pecuário pudesse ser comercializado, expandido, explorado, desenvolvido no Brasil.
Foi a partir desse e-mail, em 2018, que tudo começou a mudar. O seguro pecuário teve aumento expressivo de 1.106%, de acordo com CNSEG.
Eu, na hora, falei pra ela: Karen, como as pessoas não sabem disso? Precisamos divulgar!
Eu não sabia como fazer e quando fazer, só sabia que havia ali uma história que marcou a existência de um produto importantíssimo para o mercado rural e pecuário do Brasil, que hoje movimenta mais de R$ 96 milhões, segundo dados de 2023, da SUSEP.
Hoje, no Dia Internacional da Mulher, penso ser o dia ideal para exaltar essa mulher, empreendedora sim, mas acima de tudo corajosa, forte e resiliente, que mudou todo um mercado, trouxe uma novidade, uma alternativa, um caminho. Ela criou o caminho, mostrou e fez com que toda uma cadeia trilhasse por ele, até hoje!
Como todas nós mulheres, somos sim capazes de mudar a história com nossas ideias, atitudes, comportamentos, sem estarmos presas ao preconceito e ao que parece impossível.
Karen é a prova disso. Que possamos fazer história, todos os dias, nos campos, nas indústrias, nos comércios. Sim, nós somos capazes!
CEO e idealizadora do Portal Seguro Rural Brasil, é jornalista há mais de 20 anos, com vasta experiência no mercado de seguros, Já esteve por quatro anos consecutivos entre as finalistas do prêmio Fenacor de Jornalismo, sendo a segunda colocada na categoria imprensa especializada, em 2017. Em 2019 ganhou, pelo terceiro ano consecutivo, o primeiro lugar do 5º Prêmio Sincor-GO, com reportagem sobre seguro rural. CEO também da Agência Filling, uma empresa focada em marketing 360º para pequenos e médios empreendedores, e é revisora da Editora Teologar.