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Projeto gerou mais engajamento e oportunidades entre os diferentes perfis de público no agronegócio
Por Redação
No campo, a área de CRM apresenta uma complexidade extra. Além dos diferentes perfis dos compradores (empresários, pequenos produtores, técnicos, consultores, etc.), as compras ocorrem de forma programada, tendo em vista o período da safra e características de cada cultura. Este cenário levou a Divisão de Soluções para Agricultura da BASF, uma das maiores empresas deste mercado e com uma ampla gama de produtos, a trabalhar com a Cadastra, empresa global de serviços de tecnologia, comunicação, dados e estratégia e Rising Star no Quadrante de Líderes no ISG Provider Lens Salesforce Ecosystem Partner Brazil 2024, em um projeto de maturidade digital de sua base de clientes agro na América Latina.
A área de CRM, com a digitalização forçada da pandemia e o anunciado fim dos cookies de terceiros, vem recebendo mais atenção das marcas. Tanto que esta área na Cadastra cresceu 88% em 2023 e 54% apenas no primeiro trimestre de 2024. A companhia conquistou clientes como Decathlon, Bridgestone, Edenred, Ultragaz e Reckitt, principalmente em projetos de CRM, que contam estratégia para aumento da maturidade digital, hiper personalização e arquitetura de dados.
A parceria BASF/Cadastra resultou na maior digitalização da jornada do cliente no setor agrícola, com a migração para uma nova plataforma e a criação de jornadas personalizadas por país, unidade de negócio e segmento. Estratégias avançadas de CRM foram implementadas, incluindo o aprofundamento do entendimento comportamental das segmentações, o enriquecimento de dados e o desenvolvimento de réguas de relacionamento (conjunto de interações e ações programadas) mais complexas.
“Com a Cadastra, nosso objetivo foi investir em estratégias de CRM para nossas unidades de negócio na América Latina, criando um ecossistema de comunicação mais robusto, integrado e personalizado. E, com isso, melhorar o aproveitamento de nossa base total de clientes na região”, ressalta Rafael Uceda, gerente de Marketing Digital de Soluções para Agricultura LATAM da BASF.
Para a Monique Invernizzi, Salesforce Specialist da Cadastra, “a mudança de plataforma e estratégia possibilitou a BASF amadurecer sua atuação no CRM, conhecendo seu público com mais profundidade e permitindo uma melhor segmentação. Com isso, foi possível abordar cada perfil, de cada cultura e momento de safra com maior acuracidade. Não por acaso, a base reagiu rápido, demonstrando maior abertura para compartilhamento de dados e engajamento”.
O projeto BASF/Cadastra resultou em um crescimento significativo na base de clientes nutridos, com um aumento de mais de 51%. Além disso, a implementação de 4 réguas personalizadas para a jornada do agricultor registrou um aumento de 6 pontos percentuais no engajamento em jornadas, comparado a envios pontuais.