Physical Address

304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124

Plataforma da BBM oferece seguro para seringueira

A seringueira é a árvore produtora do látex utilizado na fabricação da borracha natural

Por Redação

O clima adverso do Brasil pode colocar os investimentos de um ano todo em risco, já que as florestas ficam expostas às intempéries da natureza. Por isso, a plataforma BolsaAgro Seguros, administrada pela Bolsa Brasileira de Mercadorias em parceria com a AgroSeguros, oferece, entre mais de 10 coberturas diferentes, seguro para seringueira. A ferramenta, que funciona de forma totalmente digital, permite a contratação de cobertura nesta cultura para eventos como incêndio e raio, ventos fortes, e outros fenômenos meteorológicos, como seca, granizo, geada, tromba d’água e chuvas excessivas.

Existem diferentes categorias para contratação que incluem cobertura básica, coberturas adicionais e cobertura prêmio. Em uma área plantada de 10 hectares, por exemplo, o valor em risco segurado pode chegar a R$ 209.805,00, considerando-se a cobertura prêmio. O seguro atende a todo território nacional e é fornecido pelaMapfre, tradicional no segmento.  As corretoras de mercadorias associadas à BBM, participantes dos leilões de Pepro – Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural – da Conab  Companhia Nacional de Abastecimento -, estão aptas para atuar na contratação de seguros para produtores de borracha.

O seguro para seringueira protege áreas florestais que tenham fins comerciais e prazos para corte e/ou comercialização, e é destinado a produtores rurais, proprietários de terras de reflorestamento e indústrias de papel e celulose. Como o investimento em florestas é alto e, por isso, o retorno é de longo prazo, o seguro torna-se fundamental para mitigação de riscos. A indicação é que a contratação seja feita já no início do cultivo.

O preço do seguro florestal e o limite máximo de indenização têm como base de cálculo os critérios considerados no momento da elaboração da apólice: área (ha), finalidade, região, estado, idade da cultura, frequência de limpeza e meios de prevenção e combate ao incêndio. Lembrando que a contratação pode contar com benefícios governamentais que auxiliam financeiramente na contratação do serviço, sendo que grande parte do investimento fica por conta da subvenção federal. No estado de São Paulo há também subvenção estadual.

Seringueira no Brasil

A seringueira é a árvore produtora do látex utilizado na fabricação da borracha natural. As espécies são encontradas em todos os estados da Região Amazônica e em outros. Atualmente, o maior produtor de látex do Brasil é o estado de São Paulo, isso deve-se às produções no noroeste do estado, na região de São José do Rio Preto. Em todo país, centenas de pequenos produtores rurais vivem do extrativismo tradicional do produto e a atividade é muito importante para a economia de diversas regiões. Estima-se que o BR produza hoje cerca de 200 mil toneladas de borracha natural por ano. Em termos globais, a liderança na produção fica no Sudeste Asiático.

Plataforma BolsaAgro Seguros

No BolsaAgro Seguros Agrícolas, os produtos são disponibilizados para cotação e contratação de forma digitalizada. É possível encontrar os melhores seguros oferecidos pelas melhores seguradoras do Brasil para perda de produtividade causada por diferentes eventos climáticos para grãos, frutas, hortaliças e tubérculos, além de outras culturas como café e cana-de-açúcar e seguro de área por queda de aeronave.

A ferramenta também disponibiliza a contratação de apólices para máquinas e equipamentos, riscos patrimoniais para propriedades rurais e agroindustriais, vida do produtor/contratados ou funcionários e outras ligadas ao agronegócio. Acesse o nosso site: bolsaagroseguros.com.br

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *